Record demite profissionais e revolta equipe que Xuxa tirou da Globo

A Record já deu início ao processo de terceirização do RecNov. Desde o início do mês, funcionários da produção do programa de Xuxa Meneghel estão sendo demitidos pela emissora e recontratados pela Casablanca, produtora que está assumindo o complexo de estúdios no Rio de Janeiro. A medida revoltouprofissionais. Eles argumentam que deixaram a Globo para trabalhar para a Record, não para a Casablanca, uma empresa sobre a qual não têm muitas referências.
Antes de serem demitidos, os profissionais que Xuxa tirou da Globo estão sendo chamados para conversar com a Casablanca. A produtora tem oferecido salários menores, mas a maioria tem conseguido manter o mesmo ganho, alegando que isso pode ser considerado ilegal, já que, na prática, o emprego continua sendo o mesmo, só muda o empregador. Houve pelo menos um caso de uma funcionária queconseguiu ser recontratada pela Casablanca ganhando mais do que na Record. Houve casos também de profissionais que não aceitaram a proposta e que vão deixar o programa de Xuxa em novembro.
Menos sorte terão os funcionários que trabalham em Os Dez Mandamentos. Eles serão demitidos pela Record assim que terminarem as gravações da novela. Passarão o Natal e o Ano Novo desempregados. Parte deles só deverá ser recontratada pela Casablanca em janeiro, quando começará a ser gravada a próxima novela bíblica, Terra Prometida, com a história de Josué.
Ao todo, cerca de 400 profissionais do RecNov serão dispensados. A Record só manterá contratados atores, diretores e autores. Funcionários de produções e áreas técnicas, como cinegrafistas, figurinistas e cenógrafos, serão todos terceirizados, gerando economia para a emissora. Os funcionários estão revoltados e inseguros. Não há garantia de que serão recontratados pela Casablanca. E, mesmo que venham a sê-lo, muitos poderão trabalhar por obra certa, ou seja, apenas durante o período em que durar deteminado serviço ou novela. O clima nos bastidores de Os Dez Mandamentos, apesar do sucesso da novela, é de velório.
Tecnologia do Blogger.