Olavo Rebelo é eleito presidente do Tribunal de Contas por unanimidade


Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou sessão extraordinária nesta segunda-feira (17/10) para eleição de sua nova diretoria para o biênio 2017-2018. O conselheiro Olavo Rebelo de Carvalho Filho foi eleito presidente por unanimidade para o mandato de dois anos. Ele sucede o conselheiro Luciano Nunes.
O vice-presidente eleito foi o conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva. A corregedora-geral eleita foi a Conselheira Lilian Martins.
A sessão ocorreu no plenário do TCE-PI, sob a presidência do conselheiro-presidente Luciano Nunes. Votaram os sete conselheiros titulares. A eleição seguiu o critério de rodízio, sem reeleição para o mesmo cargo.
Logo após a votação, Olavo Rebelo agradeceu aos colegas conselheiros e disse que vai receber um tribunal bem estruturado e com corpo funcional qualificado e dedicado à causa do controle externo.
Ele também citou os conselheiros-substitutos e destacou a atuação do MinistérioPúblico de Contas (MPC). Adiantou que o TCE-PI vai continuar dando prioridade à ação preventiva para evitar desvios e atos de corrupção na administração pública, e vai também intensificar a fiscalização, sobretudo nas licitações, para coibir malfeitos e punir os gestores que cometerem desvios. Outra medida que será priorizada em sua gestão, conforme adiantou, é a fiscalização concomitante, que já vem sendo aplicada na gestão do conselheiro Luciano Nunes.
A solenidade de posse dos eleitos ocorrerá até o dia 20 de dezembro, em sessão especial, para início efetivo do exercício da nova gestão em 1º de janeiro de 2017.
Tecnologia do Blogger.