Governo do Estado e Prefeitura darão inicio a construção da Casa de Cultura

           Prefeita Paula Araujo com o construtor Wilson Aguiar 

Na manhã desta segunda-feira, em seu primeiro dia de expediente do novo mandato, a Prefeita Paula Miranda Amorim Araujo, esteve no Bairro Estação acompanhado do construtor Wilson Aguiar, verificando a área que receberá reforma e construção da Casa de Cultura na antiga Estação Ferroviária. A obra que é um desejo de toda a população brasileirense, agora será uma realidade. Segundo o Wilson Aguiar, proprietário da construtora, as obras começarão ainda esta semana.

 “Acertamos aqui a recuperação de um patrimônio histórico da região, a Estação Ferroviária, que é o marco de criação da cidade por onde passava a estrada de ferro que ligava a cidade a Piracuruca e região”, disse  Wellington Dias no mês de julho do ano passado quando autorizou os recursos juntamente com a Fundação de Cultura do Piaui.  No prédio funcionará uma estrutura de cultura que contará com o apoio da prefeitura Municipal de Brasileira. Para a Prefeita Paula Araujo é uma grande satisfação começar seu segundo mandato com uma obra deste porte garantindo a permanência do marco histórico de Brasileira criando um centro cultural no espaço.

   
Histórico
A estação de Brasileira foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1937 segundo dados da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (Rffsa). O prédio consta como concluído no letreiro da estação um ano antes em 1936.

O município de Brasileira surgiu graças a implantação da estrada de ferro Central do Piauí, em 1936. Em função da estação ferroviária construída na região, a partir daí a população começou a aglomerar-se próximo ao prédio, devido as oportunidades econômicas. A estrada de ferro funcionou como principal via de escoamento da produção de tucuns, cera de carnaúba, coco babaçu, farinha, milho e peles de animais. A cidade de Brasileira só foi emancipada em 31 de julho 1993.
Tecnologia do Blogger.