Tuberculose Pulmonar é debatido entre profissionais da área da saúde



Visando a capacitação dos profissionais da área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Brasileira, reuniu seus profissionais para orientar e capacitar as equipes no combate a Tuberculose Pulmonar que  é uma infecção pulmonar contagiosa que afeta principalmente os pulmões mas que pode se espalhar para outros orgãos. O encontro foi ministrado pelo Enfermeiro Amado Bento



Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove milhões de pessoas contraíram a bactéria causadora da tuberculose em 2013. Dessas, 1,5 milhão morreu em decorrência da doença, sendo que aproximadamente 95% dessas mortes ocorreram em países menos desenvolvidos. Apesar dos altos números, a incidência de tuberculose está caindo lentamente ano a ano. De 1990 até os dias atuais, o número de mortes causadas pela doença caiu 45% e a estimativa, ainda de acordo com a OMS, é que a epidemia seja controlada já em 2015.

E no Brasil?

Por aqui, segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é considerada uma doença endêmica. A endemia se difere da epidemia por ser de caráter contínuo a restrito a uma determinada área. A partir do surgimento da Aids, no entanto, a tuberculose passou a apresentar características tipicamente epidemiológicas – tanto aqui quanto no restante do mundo. Hoje, com os métodos preventivos existentes, como a vacinação e campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde e secretarias de saúde dos estados, o cenário já não é tão grave.

Tecnologia do Blogger.