Escola Tia Zaína comemora 19 anos de existência

A Escola Municipal Tia Zaína comemorou neste mês de maio de 2017, 19 anos de existência. E para celebrar esta importante data, aconteceu uma celebração em ação de graças na Igreja de N. S. da Conceição no dia 13/05 que contou com a presença dos funcionários da Escola, alunos e pais de alunos.
Por ser vésperas do Dia das Mães, as crianças também homenagearam suas mães com uma bonita coreografia da música de Padre Zezinho "Quando eu era pequeno".
Quadro de funcionários da Escola Tia Zaína
A Escola hoje denominada “Tia Zaína” foi construída em novembro de 1995, com o nome de Unidade Escolar Profª Adalgiza Carvalho de Moraes Souza, tendo à frente de sua administração geral Cândida Meneses do Amaral Aguiar. Nesse período, a Escola ficou conhecida na comunidade como SESI (Serviço Social da Indústria) pelo fato de oferecer cursos profissionalizantes. Somente em junho de 1998 foram implantados a Educação Infantil: jardim I, II e Alfabetização, tendo como diretora a professora Elcy Andrade.
No ano de 2000 além das modalidades já existentes, foi implantada a turma do maternal, tendo à frente dessa escola a professora Newdida Penafiel Diniz.
No ano de 2007 a professora Sandra Amaral passa a responder pela direção da mesma, de forma atuante e ministrando as modalidades de ensino existentes.
Entre 2009 e 2013 a Escola passa a ser um anexo da Escola Municipal Gil de Sousa Meneses, ficando conhecida por Gil Baby. Nesse período atuaram como diretoras as professoras Lucilany Ribeiro, Janny Kelly Pimentel, Ivanilda Meneses, Elisângela Cardoso e Irenilde de Oliveira.
No ano de 2014 o Conselho Municipal de Educação, juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores aprovaram a mudança de nome da Escola que passa a ser reconhecida junto ao MEC como Escola Municipal Tia Zaína, tendo à frente a professora Iranelma Fontenele, que permanece até os dias atuais. O nome da Escola é uma homenagem a dona Zaína de Sousa Costa uma das primeiras professoras do nosso Município.
Hoje funciona nos turnos manhã e tarde, oferecendo as modalidades Creche (Pré-maternal e Maternal, Pré-escola (Jardim I e II), atendendo assim 203 alunos oriundos das zonas urbana e rural de Brasileira.
A Escola nesses 19 anos tem crescido e se desenvolvido a olhos vistos, oferecendo ao seu público alvo uma educação de qualidade baseado nos parâmetros exigidos pelo MEC, merenda escolar saudável selecionada por nutricionista e acompanhamento de importantes programas como: PSE (Programa Saúde na Escola) e PPC (Programa Palavra de Criança). A Escola trabalha com Livro didático diferenciado de excelente qualidade.
Além da grade curricular comum da modalidade, a Escola também trabalha com valores como amizade, amor, solidariedade, honestidade, compromisso, responsabilidade, respeito e tolerância, e prioriza os direitos da criança.
A Escola também desenvolve diversos projetos durante o ano, como: homenagem ao Dia da Mulher, Páscoa, Campanha de arrecadação de alimentos, Livro infantil, Dia do Índio, homenagem ao Dia das Mães, Festa Junina, homenagem ao Dia do Estudante,  homenagem ao Dia dos Pais, desfile Cívico ou Semana da Pátria, Meio Ambiente, Alimentação saudável, homenagem ao Dia dos Professores e das Crianças, Colação de grau das turmas de Jardim II e Confraternização de fim de ano.
A Escola Tia Zaína juntamente com a Prefeitura Municipal de Brasileira e Secretaria Municipal de Educação e todos os seus colaboradores procura cumprir fielmente com sua finalidade que é o desenvolvimento integral de suas crianças nos aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da familiar e da comunidade.
Hoje a Escola recebe os parabéns e as saudações por seus 19 anos de contribuição à Educação de Brasileira.
Obs.: Histórico extraído do Folder em homenagem aos 19 anos da Escola.
Tecnologia do Blogger.