Reforma da Estação Ferroviária de Brasileira foi inaugurada


A quarta-feira, 21 de março, foi uma data que certamente ficará marcada na memória e na história da cidade de Brasileira por conta da entrega oficial da reforma da Estação Ferroviária que foi recuperada através de uma ação do Governo do Estado do Piauí em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

O Secretário Estadual da Cultura Fabio Novo, esteve presente no ato inaugural representando o Governador Wellington Dias que não pôde comparecer ao evento. A Prefeita Paula Araujo também esteve presente juntamente com o Secretário Municipal de Cultura Giva Ferreira. 

A Estação Ferroviária de Brasileira que foi inaugurada em 1936 e que foi o marco inicial para o surgimento do município, passou muitos anos em ruínas, mas graças ao empenho da sociedade em geral e de autoridades políticas como a Prefeita Paula Araujo, Deputado Wilson Brandão e do Vereador Alan Juciê que é autor do Projeto de Lei Municipal que pedia a reforma e também era o o desejo de toda a municipalidade.

No local, vai funcionar uma biblioteca com boa parte da literatura piauiense e outras obras de grandes autores brasileiros. Computadores estarão disponíveis para uso de todos para fins de estudos e pesquisas, bem como a realização de eventos culturais nas imediações do local como exposições e shows com artistas locais.



A Estação Ferroviária estava desativada há mais de duas décadas e agora será um espaço aberto para toda a comunidade onde recebeu o nome de Casa de Cultura Luis Gonzaga de Carvalho (In Memoriam), um dos últimos funcionários da empresa que cuidou do local. Marinaldo Carvalho, músico e Doutor em Química, representou o pai realizando um belo discurso narrando toda a trajetória do local e de seus familiares.

A Prefeita Paula Araujo em seu pronunciamento, agradeceu o empenho de todos na concretização deste sonho em especial ao Governador Wellington Dias pela agilidade em seu pedido.

O Secretário de Cultura do Estado Fabio Novo disse que aquele era um momento memorável e que o deixava emocionado e orgulhoso por ter devolvido a história da cidade de Brasileira.

O Secretário de Cultura do Município Giva Ferreira, também fez seus agradecimentos e se comprometeu em manter o local sempre aberto com atividades em prol da cultura e realização de atividades que envolvam a comunidade brasileirense.



Outras autoridades como Deputado Estadual Wilson Brandão, Secretário de Finanças Zé Filho e o Vereador Alan Juciê também fizeram seus pronunciamentos.

Os ex-funcionários da empresa Raimundo Gonçal, Senhor Mundoca e Chico Matias estiveram presentes, bem como familiares de outros funcionários já falecidos também fizeram questão de estar por la representando os entes queridos que marcaram o desenvolvimento de Brasileira



























   Fotos: Wesley Barros
Tecnologia do Blogger.