De acordo com os últimos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem cerca de 146 milhões de eleitores e, com a proximidade das eleições, muitos institutos de pesquisas iniciam o trabalho de coleta de dados. Em 2020, durante o período de "pré-campanha" municipal, os institutos já estão em campo em busca de informações que balizem o eleitorado na disputa pelo palácio da cidade e cadeiras da Câmara Municipal.Desde o dia 1º de janeiro, todas as pesquisas precisam ser registradas junto à Justiça Eleitoral até cinco dias antes da sua divulgação. E, por conta da multiplicidade dos resultados, o advogado Wildson Oliveira alerta para a necessidade de fiscalização contínua, o que auxiliará o eleitor a acompanhar os números mais próximos do real.

"Primeiramente, se o eleitor quer saber se uma pesquisa é real basta consultar o site do TSE. Todas as pesquisas confiáveis realizadas no Brasil estão registradas no banco de dados da Justiça Eleitoral. Em relação a veracidade dos dados, os órgãos de fiscalização precisam ficar atentos desde antes do período eleitoral. É essencial para a segurança das informações", explica Oliveira.
O processo de captação das informações para pesquisa permeia vários detalhes chamados variáveis (escolaridade, gênero, idade, etc.), alternando de instituto para instituto, cada um aplicando uma metodologia específica. Wildson Oliveira pontua que as variações são causadas pelas amostras, ou seja, a reprodução do universo a ser representado, por isso a importância de profissionais capacitados durante o processo.
"As pesquisas devem ser um instrumento de auxílio, livre de manipulações. Por isso, a participação de profissionais estatísticos e a contínua observação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devem ser padrão obrigatório em todos os anos, sejam eleitorais ou não, não basta apenas simplesmente ouvir o eleitor, existe uma verdadeira dinâmica de informações e dados que precisam ser contabilizados", finalizou Wildson.
As eleições de 2020 acontecem no dia 4 de outubro (1º turno) quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os 5.568 municípios brasileiros.
Fonte: Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Brasileira