O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (10), com diretores dos hospitais estaduais, superintendes e a rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para debater as ações contidas no Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV.

O encontro teve como objetivo discutir detalhes de forma a contemplar medidas de prevenção, vigilância e assistência para lidar com um possível caso do novo coronavírus. “Estamos em estado de alerta aqui no Piauí, mesmo sabendo que não há nenhum caso no Brasil, mas a responsabilidade das autoridades é organizar a rede, para em qualquer ocorrência termos uma atuação precisa”, disse Florentino Neto.

Na reunião em Brasília, que aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro, o Ministério da Saúde disponibilizou protocolos que norteiam os Estados e Municípios para o nível de resposta e a estrutura de comando a serem aplicados em cada nível de evolução da doença. Com orientações para o atendimento que vai desde a Atenção Básica até o nível terciário.

“No elenco das recomendações do ministério está o levantamento dos nossos equipamentos e dos que podemos precisar, do nosso fluxo de manejo com os pacientes, tratamos também da aquisição de insumos, através da lei sancionada pelo presidente, que nos permite fazer dispensa de licitação. Foi discutido também a realização de uma reunião com todos os municípios, através do Canal da Educação, disponibilizado pela TV Antares”, lembra o secretário.

Na reunião também foi escolhido o porta-voz da Sesapi, o médico infectologista José Noronha, que ficará a frente de todas as orientações sobre o novo Coronavírus 2019-nCoV. “Estivemos em Brasília com a equipe do Ministério da Saúde que nos passou as recomendações de prevenção. Lembrando que essas medidas são as mais básicas, como lavar bem as mãos, etiqueta ao tossir e espirrar. Estamos nos preparando, não só para o Coronavírus 2019-nCoV, e sim para demais doenças respiratórias que ocorrem nesse período do ano”, alerta o especialista.

Florentino Neto anunciou que reunirá a imprensa do Piauí, para alinhar um projeto de comunicação, que evite a propagação de notícias falsas sobre a doenças. “Nós precisamos de uma transparência no fluxo dessas informações para a população. Com isso propusemos uma reunião com todos os editores de veículos de comunicação, com o objetivo de evitar qualquer tipo de notícias falsas, que possam acarretar pânico na população”, afirmou Florentino Neto.

A implementação do plano de contingência permite a atuação conjunta do Ministério da Saúde, Estados e Municípios, em situações de epidemias e desastres que demandem a ação urgente de medidas de prevenção, com protocolos e procedimentos específicos. O objetivo é conter situações de risco à saúde pública.

“Nós estamos no Piauí, com todas as ações que são recomendadas pelo ministério em execução, buscando assim tranquilizar à população, que não há casos da doença, mas que na ocorrência já estamos nos preparando para melhor atender” ressalta o secretário de Estado da Saúde.

Atualização sobre novo Coronavírus 2019-nCoV
São 909 mortes por coronavírus na China, 1 morte nas Filipinas. 40.235 casos confirmados na China e 3.283 infectados já se recuperaram no país. Há 319 casos confirmados em outros 24 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, há 11 casos suspeitos e nenhum confirmado.

Fonte: Com informações da Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Brasileira