Brasileira-Pi               Foto: Iriene Neves 
Praticamente todo o estado do Piauí está sob alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diante da possibilidade de chuvas intensas até a manhã deste domingo (08/03).
O alerta do tipo "laranja" é o segundo no grau de severidade, indicando perigo, apontando acumulados de até 100 mm/dia de chuva e ventos intensos, com velocidade que pode variar de 60km/h a 100km/h.

Há risco de "corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas". Casos urgentes devem ser comunicados à Defesa Civil (telefone 199) e/ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Já durante a tarde deste sábado (07), sistemas de monitoramento meteorológico já apontam o deslocamento de chuva moderada a forte para cidades como Piripiri, que foi castigada na noite de ontem por um temporal que provocou a morte de uma pessoa, cortou estradas e deixou dezenas de famílias alagadas em diversos bairros.

O professor Werton Costa, climatologista da Universidade Estadual do Piauí, destaca que a chuvarada - em especial no norte do estado - se dá pela atuação vigorosa da Zona de Convergência Intertropical. A faixa do litoral apresenta instabilidades, com deslocamento de leste para oeste.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Brasileira