A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) em boa parte do Nordeste tem dificultado a formação de nuvens de chuva sobre o Piauí, elevado as temperaturas no início deste mês de abril. 
Apesar de estarmos já no fim do período chuvoso, é comum que no mês de abril ainda haja precipitações, que ajudam a amenizar o calor.
Contudo, a pouca nebulosidade, aliada à alta umidade do ar, eleva a sensação térmica, como explica o professor Werton Costa, climatologista da Universidade Estadual do Piauí.
Geralmente, o que ameniza a temperatura da estação chuvosa é a nebulosidade, que ajuda a diminuir a sensação térmica. Mas com poucas nuvens aumenta a incidência de radiação solar", diz. 
Ele explica ainda que no mês de abril, por condições astronômicas, a quantidade de radiação solar recebida é equivalente a dos meses de setembro e outubro. "Neste época o que ajuda a amenizar é a cobertura de nuvens", completa.
Mas já na próxima semana deve voltar a chover no Piauí, em especial nas regiões Centro e Norte do estado.
"Estamos no centro de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, não tem como formar nuvem de chuva quando uma cidade está dentro do vórtice, mas à medida que o vórtice passar, o corredor de umidade se restabelece", diz.
As projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que entre os dias 12 e 18 de abril a chuva ficará concentrada na faixa norte do país, incluindo áreas no Piauí, com acumulados que podem passar dos 130 mm.
"Após o dia 12 vamos ter um plus de umidade na faixa norte do Nordeste, com chuvas bem concentradas", afirma Werton.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Brasileira