Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) participaram, na semana passada, de uma reunião climática que juntou 48 meteorologistas do país. Os especialistas avaliaram os fenômenos atmosféricos dos três primeiros meses do ano e analisaram a previsão de clima e temperatura para o segundo trimestre de 2020.
Em relação ao Piauí, no trimestre de janeiro a março de 2020, o acumulado de chuvas excedeu a média em todas as regiões do estado, com destaque para o Centro-norte (987,6mm) e Norte (898,8mm). Entre os meses de abril e junho, o volume de chuvas no Piauí deve ficar acima dos valores históricos, de acordo com as previsões, embora haja tendências diferenciadas das precipitações sazonais. Na região Norte/Centro-norte piauiense, a maior probabilidade é a ocorrência de chuvas acima da média. No Sudeste e Sudoeste do Piauí, a previsão é de chuvas normal acima da média, com tendência de serem acima. A região sul do Piauí entra no período climatológico de estiagem, podendo ocorrer uma considerável diminuição do volume de chuva entre maio e junho próximos.
A previsão ainda indica que, devido à grande variabilidade espacial da precipitação, podem ocorrer chuvas de forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em um município e chuvas fracas no município vizinho. As temperaturas no trimestre também podem variar de normal a acima da média climatológica.

Fonte: Com informações da Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem