O governador Wellington Dias (PT) informou que deu início, nesta segunda-feira (25/05), à formação das equipes para debate e elaboração dos protocolos para reabertura do comércio e a retomada das atividades econômicas no estado.

"Evitamos até aqui ter colapso na nossa rede. Tudo que foi feito até agora deu um bom resultado. Nós não vamos jogar fora todo esse trabalho", afirmou durante live transmitida através do YouTube, no início da tarde.

O debate envolverá o setor produtivo, empreendedores, trabalhadores, setor público, Ministério Público, OAB e a Defensoria Pública. 

Além dos protocolos, com regras para a retomada das atividades, será feito um planejamento estratégico definindo quais as primeiras áreas a reabrir.

Segundo Wellington, será também montado um plano para adoção de medidas para acelerar a retomada da economia com investimentos do setor público. "Embalando, se Deus quiser, o setor privado, para gerar emprego, gerar renda, e todas as medidas no campo social", diz.

66 mil infectados no Piauí

O governo divulgou ainda os números da mais recente pesquisa realizada pelo Amostragem, para identificar o índice de contaminação do coronavírus no estado. Entre os dias 20 e 23 de maio, o instituto realizou 3.999 testes em 11 cidades, dos quais 81 deram positivo. 

Números que projetados na população do estado levam à estimativa de até 66.299 pessoas infectadas no Piauí pelo Covid-19. Levando em conta os dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde no dia 23 de maio, a pesquisa indica que para cada caso registrado, há 23 não notificados. 

Contudo, o levantamento traz uma boa notícia: a de que o surgimento de novos casos tem desacelerado. 

O ritmo de crescimento estava crescendo quatro vezes meia, depois caiu para cerca de duas vezes e meia, agora para menos de duas vezes, 1,83%. Significa que, se lá atrás tínhamos 36 mil pessoas que tinham pegado coronavírus, como se diz, iriamos para 88, 90 mil pessoas, e caiu para 66 mil. Inclusive, ele entra em uma lógica que é abaixo da projeção que estava estimada para o estado do Piauí", explica o governador.

Outro ponto destacado por Wellington é o fato de que boa parte destes 66 mil infectados não estariam mais transmitindo o vírus, pois já estariam curados da doença, detectável apenas através de exame para identificar presença de anticorpos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Brasileira