Segunda, 17 de Março de 2025
21°C 26°C
Brasileira, PI
Publicidade

Bolsonaro anuncia MP para socorrer setor de eventos atingidos pela pandemia de Covid

O setor de eventos foi um dos mais atingidos pela crise sanitária e vinha pleiteando condições mais adequadas para a pandemia, que ainda continua.

Redação
Por: Redação Fonte: Folha Press
22/02/2022 às 09h18
Bolsonaro anuncia MP para socorrer setor de eventos atingidos pela pandemia de Covid
Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta segunda-feira (21) ter editado uma medida provisória (MP) para socorrer o setor de eventos que flexibiliza as condições para reembolso a consumidores por eventos, serviços ou reservas que sejam cancelados ou adiados em função da pandemia.

"Para continuar atenuando os efeitos das políticas de lockdown, toque de recolher e fechamento do comércio adotadas por muitos governadores, assinei hoje Medida Provisória para atenuar os prejuízos dos setores de turismo e de cultura", disse Bolsonaro, em uma publicação no Twitter.

Como o jornal Folha de S.Paulo mostrou no começo de fevereiro, o governo preparava a reedição da medida, publicada pela primeira vez ainda em 2020. Diante dos primeiros impactos dos efeitos da Covid-19, as regras de flexibilização passaram a vale até 31 de dezembro.

O setor de eventos foi um dos mais atingidos pela crise sanitária e vinha pleiteando condições mais adequadas para a pandemia, que ainda continua.

"Os objetivos são: evitar o fechamento de empresas e perda de empregos; resguardar e promover a segurança jurídica nas relações de consumo; e contribuir para a retomada do setor de turismo, eventos e cultura no país", disse o presidente. A medida deve ser publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (22).

Aos seus contatos telefônicos, o ministro do Turismo, Gilson Machado, distribuiu um comentário em que diz que a MP permitirá ao consumidor remarcar ou obter crédito para adiamentos em 2022, podendo remarcar até dezembro de 2023.

De acordo com o ministro, o texto do governo também desobriga artistas, palestrantes e outros profissionais, contratados para eventos, como shows, cancelados até 31 de dezembro deste ano, de reembolsar imediatamente o consumidor.

A condição é que o evento seja remarcado até 31 de dezembro de 2023.

"Além de anular, também, as multas por cancelamento de contratos com artistas, palestrantes e outros profissionais, em relação a eventos cancelados também em 2022", diz o comentário de Machado.

Além da medida provisória, o governo mantém também a estratégia de derrubar um veto do próprio presidente para desonerar empresas do setor de eventos, como a Folha de S.Paulo antecipou. O sinal verde é para que os parlamentares derrubem o veto e isentem empresas do setor do pagamento de tributos durante cinco anos.

O movimento teve participação decisiva do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do chefe do Executivo. Em 25 de janeiro, ele publicou um vídeo nas redes sociais em que diz que partiu do próprio presidente a ordem para derrubar o veto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Calor Extremo Há 4 semanas

Brasil enfrentará terceira onda de calor a partir desta segunda-feira (17)

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas médias diárias superam em 5º C a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos em uma área ampla.

Reajuste Há 1 mês

Novo salário mínimo começa a ser pago hoje

O reajuste também atualiza valores de diversos benefícios, como seguro-desemprego, auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e abono salarial PIS/Pasep.

Agenda no PI Há 2 meses

Lula no Piauí em fevereiro: agenda não se restringirá a Teresina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcará no Piauí em fevereiro para anunciar investimentos e inaugurar obras em parceria com o governador Rafael Fonteles e lideranças políticas locais. A data exata ainda não foi definida, mas a visita reforça o alinhamento entre os governos estadual e federal. 

Proibidão Há 2 meses

Após veto em escolas, prefeito também proíbe funk em 'carretas da alegria'

A nova medida, que entrou em vigor no final da última semana, estende as limitações a veículos recreativos destinados a crianças e adolescentes.

Fora de Perigo Há 3 meses

Sem sequelas, Lula deve voltar às atividades na próxima semana

Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite de segunda-feira (9) depois de sentir um mal-estar, acompanhado por dores de cabeça. No local, ele passou por uma ressonância magnética, que detectou uma hemorragia intracraniana de um hematoma decorrente do acidente domiciliar ocorrido em 19 de outubro.

Lenium - Criar site de notícias