Sábado, 17 de Abril de 2021
86 99925-4705
Saúde Idosos

Vacinação de idosos a partir de 90 anos será por drive-thru em Teresina

Para ter acesso ao imunizante, o grupo de cada etapa deve procurar a secretaria de saúde do seu município e se informar dos locais, horários e dias onde estão sendo feita a vacinação.

08/02/2021 16h04
162
Por: Redação Fonte: Cidade Verde
Foto: Divulgação Sesapi
Foto: Divulgação Sesapi

A vacinação de idosos a partir dos 90 anos será no formato drive-thru em Teresina e inicia nesta terça-feira (09).

Os pontos serão montados em quatro faculdades em diferentes zonas da cidade. O horário de funcionamento será de 9h às 17h. Para ser imunizado é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou Cartão SUS.

VEJA PONTOS DE VACINAÇÃO

Zona Norte: Universidade Estadual do Piauí - Campus Torquato Neto
Rua João Cabral, 2231 - Pirajá

Zona Leste: Centro Universitário Uninovafapi
Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123 - Uruguai

Zona Sudeste: Faculdade Estácio
Av. dos Expedicionários, 790 - São João

Zona Sul: Centro Universitário Santo Agostinho
Av. Prof. Valter Alencar, 665 - São Pedro


Os idosos acamados que possuem cadastro junto às equipes Estratégia Saúde da Família receberão sua dose em casa. 

“Para isso, os agentes comunitários de saúde fizeram um cadastro prévio para controle desta população”, esclarece Ayla Calixto,  gerente de Ações Estratégicas da FMS. 

A meta é vacinar 2.460 idosos a partir dos 90 anos. As doses que serão aplicadas são da Coronavac que chegaram ao Piauí neste domingo (07). 

 

VACINAÇÃO EM TODO O PIAUÍ

No restante do estado também foi iniciada a entrega dos imunizantes às regionais de saúde nesta segunda-feira (08). As 36.600 mil vacinas serão destinadas para idosos acima de 90 anos e trabalhadores da saúde. A remessa que chegou ao estado neste domingo (07) compreende duas doses. 

"As vacinas já estão na estrada em direção aos municípios. A segunda dose ficará na Central de Frios para que no momento certo seja feita a distribuição em todo o estado [...] com essas novas doses 73% dos profissionais de saúde do estado serão vacinados", reitera superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

Os idosos que vivem em abrigos, independente da idade, já foram imunizados. Já quem tem 75 anos deve começar a ser vacinado a partir de 22 de fevereiro com doses de um novo lote que ainda será enviado. 

"A vacinação é baseada em dados epidemiológicos, principalmente, na gravidade da doença, no risco de levar a óbito. Então, todos esses grupos são prioritários levando em consideração esses números a nivel de Piauí, nacional e de mundo", esclarece Guimarães acrescentando ainda que o envio das segundas doses, dos primeiros imunizantes que chegaram ao estado em janeiro, começam a ser distribuídas nesta segunda. 

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO NO INTERIOR DO PIAUÍ

Para ter acesso ao imunizante, o grupo de cada etapa deve procurar a secretaria de saúde do seu município e se informar dos locais, horários e dias onde estão sendo feita a vacinação. 

“No caso de idosos acamados é necessário que o mesmo esteja registrado nas planilhas de execução do programa de saúde da família, caso não esteja o responsável deve procurar uma UBS para solicitar a vacinação”,lembra o superintendente. 

A vacinação dos profissionais de saúde também fica a cargo das secretarias municipais de saúde. 

“Precisamos fazer uma distinção entre o grupo da saúde: trabalhadores de saúde são aqueles que fazem parte das unidades de saúde, como médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância, entre outros e é um público que tem contato com pacientes doentes. Aqui no Piauí temos aproximadamente 80 mil profissionais neste grupo e as vacinas foram destinadas para os mesmos .Já os profissionais de saúde são aqueles que estão inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde”, explica Herlon Guimarães.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI

Teresina - Piauí

Sobre o município
Teresina é um município brasileiro, capital do estado do Piauí e a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral, distando 343 km do Oceano Atlântico. Com uma população estimada em 868 075 habitantes em 2020, é a cidade mais populosa do Piauí. Está conurbada com a cidade maranhense de Timon, formando assim a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que aglomera cerca de 1.194.911 habitantes, sendo a segunda RIDE mais populosa de todo o Brasil.
Brasileira - PI
Atualizado às 13h48 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

31° Sensação
12.9 km/h Vento
37.7% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias