Terça, 28 de Junho de 2022
86 99925-4705
Saúde Piauí

Secretário de Saúde alerta municípios sobre os cuidados com a dengue

O estado também contabilizou 03 mortes por dengue.

25/05/2022 17h25
18
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Preocupado com o avanço dos casos de dengue e chikungunya no Piauí, que na 19ª Semana Epidemiológica apresentou um crescimento de 745,6% e 5112% respectivamente, o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, fez um alerta aos municípios sobre os cuidados para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypit. O estado também contabilizou três mortes por dengue.

“Estamos muito preocupados com a situação tanto da dengue como da chikungunya no nosso estado, que apresentou um aumento significativo este ano. Por isso pedimos aos nossos municípios que mantenham todos os cuidados necessários para evitar proliferação do Aedes Aegypti, de forma continua e que estejam trabalhando junto com sua população”, lembra o secretário.

O chamamento ocorreu durante a reunião da Comissão Intergestora Bipartite, que ocorreu nesta quarta-feira (25), onde ele também anunciou a chegada de mais 4 mil litros do veneno Cielo, usado para matar o mosquito adulto. Nós vamos está recebendo este inseticida até o final desta semana e disponibilizando aos municípios através das nossas regionais de saúde”, disse Neris Júnior.

O gestor também chamou atenção dos 37 municípios que estão silenciosos com relação a inserção de dados no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES). Os dados cadastrados no sistema além de serem utilizados para monitoramento epidemiológico também são necessários para que a secretaria possa está enviando o inseticida.

“Para que a Sesapi faça a entrega desses produtos químicos, o Ministério da Saúde exige que os municípios estejam com os dados atualizados, pois é através deles que são analisadas a situação epidemiológica de cada cidade. Para receber o Cielo também é necessário que o gestor municipal faça a solicitação à sua regional de saúde”, explicou o secretário de Saúde.

Neris Júnior lembra ainda da importância da população também fazer sua parte no combate ao Aedes Aegypti. “A principal medida preventiva para o controle das arboviroses é evitar recipientes e vasilhames ou qualquer local que cumule água nas áreas externas e internas das residências, uma vez que esses locais podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito, por isso pedimos que todos mantenha a limpeza desses locais”, reforçou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasileira - PI
Atualizado às 14h49 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

33° Sensação
16.8 km/h Vento
30.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (30/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias