Sábado, 21 de Junho de 2025
21°C 34°C
Brasileira, PI
Publicidade

Comissão especial vota nesta quarta relatório sobre a criação do Estatuto do Aprendiz

Acácio Pinheiro/Agência Brasília Projeto analisado atualiza a legislação sobre a aprendizagem para o trabalho A comissão especial da Câmara dos D...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
07/12/2022 às 09h35 Atualizada em 07/12/2022 às 09h58
Comissão especial vota nesta quarta relatório sobre a criação do Estatuto do Aprendiz
Projeto analisado atualiza a legislação sobre a aprendizagem para o trabalho - (Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a criação do Estatuto do Aprendiz (PL 6461/19) reúne-se nesta quarta-feira (7) para discussão e votação do parecer do relator, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP). O texto foi apresentado no início de novembro.

Em seu relatório, Bertaiolli recomendou a aprovação do projeto de lei, na forma de um texto substitutivo que englobou sugestões de outros deputados e de patrões, empregados e jovens, entre outros. O deputado considera a medida essencial no combate ao trabalho infantil e na melhoria da qualidade de vida de adolescentes e jovens, que muitas vezes estão nas ruas sujeitos à criminalidade.

O texto traz inovações e simplificações no processo de contratação de aprendizes, com o objetivo de abrir o mercado de trabalho para jovens com idade entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência sem limite máximo de idade. Terão prioridade os adolescentes de 14 a 18 anos de idade e pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O estabelecimento poderá contratar o aprendiz para a ocupação que entender mais adequada, desde que o matricule em curso de aprendizagem profissional correspondente à ocupação escolhida.

A reunião está prevista para as 10 horas, em local a ser definido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias