Domingo, 26 de Janeiro de 2025
21°C 34°C
Brasileira, PI
Publicidade

MPPI realiza perícia no complexo solar em Brasileira após denúncias

A vistoria teve como principal objetivo verificar os impactos ambientais acarretados pela instalação do complexo solar na região e os possíveis prejuízos ocasionados para as comunidades locais.

Redação
Por: Redação Fonte: R10
23/04/2024 às 09h00 Atualizada em 23/04/2024 às 09h16
MPPI realiza perícia no complexo solar em Brasileira após denúncias

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizou nos dias 16 e 17 de abril, uma perícia no Complexo Solar Marangatu, localizado na zona rural do município de Brasileira. A ação aconteceu por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri.

A vistoria teve como principal objetivo verificar os impactos ambientais acarretados pela instalação do complexo solar na região e os possíveis prejuízos ocasionados para as comunidades locais.

Foto: Divulgação/MPPI
Foto: Divulgação/MPPI

De acordo com as denúncias recebidas pelo MPPI, o escoamento da água oriunda do empreendimento estaria provocando a destruição de estradas, plantações, assoreamento de passagens molhadas e alagamentos das propriedades circunvizinhas. Além disso, o complexo é apontado como principal causador do transbordamento do Açude Jabuti, o que eleva o risco de rompimento da barragem desse reservatório.

Em 16 de abril, o Ministério Público e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) realizaram perícia nas instalações internas e externas do Complexo. Participaram do ato o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro e os servidores do MPPI: o engenheiro florestal Faruk Morais Aragão, o engenheiro civil Denis Alexandre Teixeira de Sena, e o assessor de 3ª PJ de Piripiri Francisco Menezes Junior.

No dia seguinte, os engenheiros do MPPI ouviram as famílias afetadas pelo empreendimento e realizaram vistorias em suas respectivas propriedades.

A partir dos dados coletados na perícia, os engenheiros do MPPI e a SEMARH irão elaborar relatórios técnicos das vistorias.

Em resposta, o Complexo Solar Marangatu afirma, por meio de nota, que em 20 de março deste ano, teria participado de uma audiência com o Ministério Público e se colocou à disposição para colaborar com medidas mitigadoras, que, segundo o complexo, estão em curso e surtindo efeito.

Além disso, a empresa ressalta a parceria feita com a Prefeitura de Brasileira, que juntos propõem melhorias para contribuir com as condições de segurança e mobilidade na localidade.

Confira a nota completa abaixo

"O Complexo Solar Marangatu, localizado na região de Brasileira (PI), tem acompanhado de perto as questões relacionadas às localidades próximas à usina fotovoltaica. 

A empresa participou de audiência pública no Ministério Público do Estado do Piauí, em 20/3/24, e se colocou à disposição de forma a colaborar com medidas mitigadoras - que já estão em curso e surtindo efeito - para as questões de alagamentos próximos e advindos das fortes chuvas que têm atingido a região nos últimos meses, como noticiado em diversos municípios da região Nordeste. Além disso, firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Brasileira com propostas de melhorias para contribuir com as condições de segurança e mobilidade na localidade.

A construção do Complexo Solar Marangatu foi feita sob rigorosas análises técnicas e ambientais. A empresa mantém abertos seus canais de relacionamento com as comunidades a partir da Ouvidoria:[email protected] e (85) 2180-7716."

*Com informações do MPPI

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Governador do Piaui Rafael Fonteles fazendo a entrega da Comenda Mérito Renascença para Júnior Aguiar
Reconhecimento Há 4 dias

Júnior Aguiar recebe a Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí em Piracuruca

A escolha de Júnior Aguiar (Comenda Grande Oficial) como um dos agraciados deste ano reflete não apenas seus serviços prestados ao município de Brasileira, mas também o impacto de sua atuação política no fortalecimento da democracia e no desenvolvimento regional

Festejos Há 3 semanas

Festejos de São Sebastião no Povoado Mocambinho começam dia 10 de janeiro

As festividades de São Sebastião da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição começam nesta sexta-feira dia 10 de janeiro se estendendo até o dia 21/01

Em substituição Há 3 semanas

Prefeitura de Brasileira publica novo edital para processo seletivo

As solicitações de isenções de inscrições feitas por ocasião do Edital 009/2024 serão avaliadas pela banca, juntamente com as solicitações feitas no período de 07.01.2025 a 08.01.2025.

Vereador Alcivan Freitas com seus familiares
Liderança nova Há 3 semanas

Alcivan Freitas: Nova Liderança Política Emerge em Brasileira

A ligação de Alcivan com o povoado Mocambinho é profunda. Sua candidatura foi construída com base nas necessidades e aspirações dos moradores da zona rural de Brasileira. Durante a campanha, ele enfatizou propostas voltadas para a melhoria da infraestrutura local, acesso a serviços básicos e incentivo ao desenvolvimento econômico da região.

Augean Freitas no ato de posse como Secretário de Obras juntamente com o Prefeito Raniere Mazzilli e o Vereador Alcivan Freitas
Do Mocambinho Há 3 semanas

Augean Freitas Assume Secretaria de Obras na Nova Gestão de Brasileira

Brasileira inicia 2025 com mudanças estratégicas na administração municipal. Entre as novidades da nova gestão, oAugean Freitas foi oficialmente nomeado como secretário de Obras, cargo que o coloca em uma posição-chave para atender às demandas da infraestrutura e desenvolvimento do município.

Lenium - Criar site de notícias