O governador Rafael Fonteles participa na manhã desta sexta-feira (07/06) da inauguração do Complexo Solar Marangatu, localizado no município de Brasileira. O empreendimento marca a entrada da empresa SPIC Brasil no segmento fotovoltaico, em parceria com a Recurrent Energy.
O complexo terá capacidade de 446 MWp, o suficiente para abastecer, aproximadamente, 550 mil residências por ano. A instalação do empreendimento permitiu a geração de cerca de 1.500 empregos diretos e 500 indiretos, boa parte priorizando a mão de obra local.
O deputado Florentino Neto esteve presente na ocasião e enfatizou a riqueza do Piauí na questão de energia solar. “Nós sabemos que o nosso estado se prepara para ser um grande produtor de energia. Nós já temos todas essas iniciativas, as eólicas lá no litoral e no sul temos parques de geração de energia solar. É o Piauí se preparando para ser o grande produtor do hidrogênio verde”, disse.
O deputado federal Merlong Solano falou das condições favoráveis que o Piauí tem. "Nós temos muito sol, muito vento, temos uma zona de processamento de exportação, uma ZPE implantada. Condição de produzir hidrogênio verde, que cumpre todas as regras do meu ambiente", relatou.
De acordo com o Governo do Estado, o Piauí tem se destacado como uma das unidades da federação que mais investe na geração de energia a partir de fontes renováveis e o novo Complexo da SPIC e Recurrent Energy contribui para que o estado se torne um importante produtor de energia fotovoltaica do Brasil.
O deputado estadual Flávio Júnior falou que o Piauí se destaca como uma grande fonte de energias renováveis. "Aqui o complexo solar veio não só apenas trazer empregos direto e indireto, mas de certa forma desenvolver ainda mais a região brasileira, Piripiri, Piracuco, toda essa região que já vem sendo desenvolvida durante muito tempo", ressaltou.
Mín. 20° Máx. 40°