Quarta, 11 de Dezembro de 2024
23°C 38°C
Brasileira, PI
Publicidade

Piauí pode ter sensações térmicas de até 71º C e se tornar inabitável em 50 anos, aponta NASA

Quem explica esta previsão preocupante é Sarah Cardoso, climatologista da Semarh. Em entrevista, Sarah afirma que os estudos levam em consideração o aumento da temperatura, causado pelas mudanças climáticas, e a umidade do ar. Esta combinação pode, em cerca de 50 anos, levar aos índices de sensação térmica extrema no Piauí e em outras regiões do mundo.

Redação
Por: Redação
19/08/2024 às 09h11
Piauí pode ter sensações térmicas de até 71º C e se tornar inabitável em 50 anos, aponta NASA

Um estudo da NASA, que apontou o Brasil como um dos países que podem ter regiões inabitáveis em 50 anos, chamou a atenção dos piauienses porque de acordo com a pesquisa, por aqui, as sensações térmicas poderão chegar até os 71º C, devido as ondas de calor extremo. O Piauí também está na lista das áreas que se tornariam inabitáveis ao ser humano por conta das temperaturas extremas. O estudo com os dados é denominado “The emergence of heat and humidity too severe for human tolerance” e foi publicado em 2020.

Quem explica esta previsão preocupante é Sarah Cardoso, climatologista da Semarh. Em entrevista, Sarah afirma que os estudos levam em consideração o aumento da temperatura, causado pelas mudanças climáticas, e a umidade do ar. Esta combinação pode, em cerca de 50 anos, levar aos índices de sensação térmica extrema no Piauí e em outras regiões do mundo.

“A NASA observou que em algumas áreas do planeta em momentos de calor extremo, o termômetro de bulbo úmido – que é um termômetro que tem uma água com algodão dentro e consegue mensurar nossa sensação térmica”, detalha Sarah Cardoso. Ela explica que o equipamento simula a sensação térmica humana e é diferente do termômetro comum, que mede apenas a temperatura do ar.

SEGUNDO OS ESTUDOS, QUANDO VERMOS O TERMÔMETRO DE BULBO ATINGINDO 35º C E TIVERMOS UMA CONDIÇÃO DE UMIDADE DE 50%, A SENSAÇÃO TÉRMICA QUE O CORPO VAI SENTIR É DE 71°. E NÃO TEMOS CONDIÇÃO DE SUPORTAR ESTE CALOR EXTREMO. PORQUE QUANDO ESTAMOS EM CALOR EXTREMO E COM MUITA UMIDADE, O CORPO HUMANO ESQUENTA MUITO POR DENTRO E NÃO CONSEGUE SE RESFRIAR.

Regiões do mundo podem sofrer com ondas de calor extremo e ficarem inabitáveis.

O suor é a reação natural do corpo a uma situação de calor excessivo. Sua principal função é auxiliar na manutenção da temperatura corporal, que quando está normal, é de 36,5°. Com a temperatura de bulbo úmido a 35º C, esse mecanismo de termorregulação perde a sua eficácia e o suor não consegue evaporar de forma suficiente para regular a temperatura corporal.

“Só que quando há calor extremo e muita umidade, a gente não consegue suar, os órgãos entram em colapso e a pessoa morre. Mesmo quem não tem nenhuma comorbidade”, complementa a climatologista.

O Brasil é só uma das cinco regiões que podem ficar sem água em 50 anos por causa da crise climática provocada pelo desmatamento, pela urbanização e emissão de gases poluentes nas áreas mais populosas do país e devido à desertificação e falta de água.

Outras regiões citadas no estudo no mundo são: o Sul da Ásia, incluindo países como Índia, Paquistão e Bangladesh; Golfo Pérsico, abrangendo países como Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos; Nordeste da China, uma das regiões mais populosas do planeta; Partes do Sudeste Asiático, incluindo Tailândia, Vietnã e Filipinas.

22 de Julho de 2024 foi o dia mais quente da história recente

Conforme previsto, os dados preliminares do Copernicus Climate ERA5 mostram que segunda-feira, 22 de julho, foi o dia mais quente da história recente. A data bateu novo recorde diário de temperatura média global. As altas temperaturas foram sentidas principalmente no hemisfério norte e são uma evidência do aumento dos termômetros em todo o mundo.

Outro marco preocupante foi registrado em junho deste ano: junho de 2024 foi o mais quente já registrado na história. Junho foi o 13º mês consecutivo em que a temperatura média global bateu recordes, segundo dados da Agência Climática Copernicus, uma instituição europeia especializada no monitoramento das mudanças climáticas.

O professor Rafael Marques, Mestre em Estudos Regionais e Geoambientais e doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, explica que a temperatura média dos últimos meses foi 1,5 °C acima da média da era pré-industrial. Em termos simples, isso significa que o planeta está consistentemente mais quente do que era antes da Revolução Industrial, que começou no final do século XVIII.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Renovação Há 2 meses

Veja Quem São os Novos Vereadores de Brasileira

A Câmara Municipal de Brasileira, localizada na região norte do Piauí, inicia uma nova fase com a chegada de três novos vereadores eleitos para o mandato de 2025. Rychardson Meneses, Alcivan Freitas e Charles Silva são os nomes que irão compor o legislativo municipal, trazendo renovação e expectativas por mudanças nas pautas políticas da cidade.

Presidente da Câmara Júnior Aguiar com a Secretária da mesa diretora Ely Melo
Sessão Legislativa Há 2 meses

As sessões legislativas de Brasileira voltam a ser transmitidas, e as redes sociais são ativadas após período eleitoral

A sessão parlamentar desta segunda-feira, 15 de outubro foi em tom de agradecimentos pela reeleição dos que fazem parte da atual legislatura

Medida Adotada Há 2 meses

Agespisa faz melhorias no sistema de abastecimento de água do povoado Mocambinho, em Brasileira

Uma das principais medidas adotadas foi elevar o nível da bomba do poço que atende o povoado para captar uma cota de água mais adequada, de melhor qualidade. O poço tem vazão de sete mil litros por hora.

Eleições 2024 Há 3 meses

Júnior Aguiar ultrapassa Mazzille e é favorito em Brasileira

Em mais uma rodada de pesquisa eleitoral em Brasileira – PI, aponta uma disputa com Junior Aguiar a frente em cenário para prefeitura do município.

Foto: Piripiri Reporter
Acidente Há 4 meses

Vídeo: vendedor de pipocas morre atropelado por Hilux na BR-343 em Brasileira

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e apura as causas do acidente. O Instituto Médico Legal (IML) foi chamada para remover o corpo.

Lenium - Criar site de notícias