Localizada próxima à comunidade Vamos Vendo, pertencente ao município de Piracuruca-PI, a misteriosa Casa Velha dos Escravos do Bom Gosto resiste ao tempo como um símbolo de memória do período da escravidão. Próxima ao Parque Nacional de Sete Cidades, que faz parte do município de Brasileira, a construção desperta curiosidade com suas ruínas e lendas.
O grupo “Trilha dos Amigos”, composto por Fabio Tavares, Yudi Paciência, Bira Barros, Glecione Carvalho, Claidioney Macedo, Lucas Santos, Arthur Almeida, Aquilon Dejanes, Sóstenes Amaral, Marcos Almeida e Fagner Lima, visitou o local, unindo amizade e valorização da história regional.
É urgente que escolas, governos e a sociedade civil reconheçam e valorizem esse patrimônio histórico. O abandono de locais como a Casa Velha dos Escravos representa um risco à preservação de nossa memória coletiva. Visitas escolares e ações do poder público, com foco em educação patrimonial e restauração, são fundamentais para proteger esse marco cultural, garantindo que futuras gerações possam conhecer e refletir sobre nossa história.