Segunda, 24 de Março de 2025
21°C 31°C
Brasileira, PI
Publicidade

Após veto em escolas, prefeito também proíbe funk em 'carretas da alegria'

A nova medida, que entrou em vigor no final da última semana, estende as limitações a veículos recreativos destinados a crianças e adolescentes.

Redação
Por: Redação Fonte: Meio Norte
15/01/2025 às 08h50
Após veto em escolas, prefeito também proíbe funk em 'carretas da alegria'

Após a proibição da execução de músicas de funk nas escolas municipais, o prefeito de Carmo do Rio Claro (MG), Felipe Carielo (PSD), anunciou um novo decreto que amplia as restrições a músicas com “conteúdo inadequado” para outros espaços, incluindo veículos de recreação como a “Carreta da Alegria”. 

A nova medida, que entrou em vigor no final da última semana, estende as limitações a veículos recreativos destinados a crianças e adolescentes, como aqueles que realizam passeios e eventos para o público jovem.

O decreto anterior já impunha a proibição de músicas de funk e outros gêneros com apologia ao crime, referências a automutilação, conteúdo pornográfico, linguajar obsceno ou apologia ao uso de substâncias ilícitas, como drogas e tabaco, no ambiente escolar.

Com o novo regulamento, as mesmas restrições passam a se aplicar aos veículos de recreação infantil. 

PENALIDADES

De acordo com a prefeitura, o descumprimento do decreto resultará na suspensão imediata do alvará de funcionamento dos veículos recreativos, além da proibição de renovação da licença por um ano.

O prefeito Felipe Carielo explicou que a medida tem como objetivo proteger a formação de crianças e adolescentes, evitando a exposição a conteúdos que possam prejudicar seu desenvolvimento. “Essa decisão reflete nosso compromisso com o bem-estar e o futuro dos nossos jovens. Queremos evitar que os estudantes se acostumem com músicas que não contribuem para sua formação. Nosso objetivo é criar um ambiente escolar mais saudável e, por isso, também intensificaremos ações positivas, como as Aulas de Música, que já estão sendo oferecidas em algumas escolas”, afirmou.

Prefeito ampliou restrições contra o funk - Foto: Arquivo G1Prefeito ampliou restrições contra o funk - Foto: Arquivo G1

O QUE DIZEM ESPECIALISTAS?

Do ponto de vista jurídico, a advogada Maria Alice Almeira Pereira considera a proibição da execução do funk nas escolas inconstitucional. “A Constituição garante a liberdade de expressão cultural, e essa é uma forma legítima de expressão”, argumentou.

A socióloga Terezinha Richartz, por sua vez, destacou a importância de não generalizar e de analisar o gênero musical com mais critério. Para ela, o funk é uma expressão cultural que reflete as dificuldades e desigualdades enfrentadas por segmentos marginalizados da sociedade. “A escola é um espaço de formação crítica, e a proibição não é a melhor solução. Ao invés de simplesmente vetar, seria mais produtivo envolver a comunidade escolar em um debate sobre o conteúdo das letras. Isso permitiria aos alunos desenvolverem um olhar crítico sobre as mensagens que essas músicas transmitem, como a objetificação da mulher e os estigmas contra grupos minoritários”, afirmou a socióloga.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Calor Extremo Há 1 mês

Brasil enfrentará terceira onda de calor a partir desta segunda-feira (17)

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas médias diárias superam em 5º C a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos em uma área ampla.

Reajuste Há 2 meses

Novo salário mínimo começa a ser pago hoje

O reajuste também atualiza valores de diversos benefícios, como seguro-desemprego, auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e abono salarial PIS/Pasep.

Agenda no PI Há 2 meses

Lula no Piauí em fevereiro: agenda não se restringirá a Teresina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcará no Piauí em fevereiro para anunciar investimentos e inaugurar obras em parceria com o governador Rafael Fonteles e lideranças políticas locais. A data exata ainda não foi definida, mas a visita reforça o alinhamento entre os governos estadual e federal. 

Fora de Perigo Há 3 meses

Sem sequelas, Lula deve voltar às atividades na próxima semana

Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite de segunda-feira (9) depois de sentir um mal-estar, acompanhado por dores de cabeça. No local, ele passou por uma ressonância magnética, que detectou uma hemorragia intracraniana de um hematoma decorrente do acidente domiciliar ocorrido em 19 de outubro.

TDH em alta Há 4 meses

Diagnóstico de TDAH na vida adulta cresce no Brasil; entenda

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) afeta cerca de dois milhões de brasileiros. Embora o diagnóstico seja comumente associado à infância ou adolescência, cresce o número de adultos descobrindo o transtorno tardiamente.

Lenium - Criar site de notícias