Terça, 17 de Junho de 2025
21°C 35°C
Brasileira, PI
Publicidade

Secretaria das Mulheres participa de audiência pública na Alepi sobre importância da mamografia

A diretora de Articulação e Ações Temáticas da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), Ivana Amorim, participou, nesta segunda-feira (26), na Ass...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
26/05/2025 às 12h35
Secretaria das Mulheres participa de audiência pública na Alepi sobre importância da mamografia
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A diretora de Articulação e Ações Temáticas da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), Ivana Amorim, participou, nesta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, de uma audiência pública com o objetivo de debater a importância da mamografia para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para 2025, o Brasil deve registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama e manter uma alta taxa de mortalidade, o que reforça a urgência de políticas públicas que garantam o acesso ao exame preventivo.

A mamografia é reconhecida como a principal ferramenta para identificar a doença em estágios iniciais, aumentando consideravelmente as chances de tratamento eficaz e cura.

“A detecção precoce salva vidas. A mamografia deve ser amplamente divulgada e acessível a todas as mulheres, especialmente as que estão no grupo de risco. A Secretaria das Mulheres está comprometida em fortalecer ações de conscientização e ampliar o acesso aos exames preventivos em todo o estado. Por isso, esse evento permitiu dialogar sobre estratégias para ampliar o acesso ao exame”, destacou Ivana Amorim.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Além disso, a audiência destacou a importância da articulação entre os diferentes âmbitos de governo, unidades de saúde e organizações da sociedade civil para ampliar o alcance das campanhas educativas e facilitar o acesso aos exames, especialmente em áreas rurais e comunidades vulneráveis do Piauí.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias