A Câmara Municipal de Brasileira protocolou um requerimento durante a sessão parlamentar desta terça-feira, 27 de maio e que será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) solicitando uma revisão no colégio eleitoral do município. A medida foi tomada após constatação de que o número de eleitores registrados em Brasileira supera o total de habitantes da cidade, o que fere a legislação eleitoral e compromete o equilíbrio e a legitimidade do processo democrático.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Brasileira em 1º de julho de 2024 era de 8.347 habitantes. Entretanto, conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o número de eleitores registrados no município é de 8.942, excedendo a população estimada.
A iniciativa da Câmara visa garantir um processo eleitoral mais justo e alinhado com os princípios da legalidade e da representatividade. “É nosso dever zelar pela integridade do sistema eleitoral. Quando o número de eleitores ultrapassa o de habitantes, há um claro desequilíbrio que precisa ser corrigido”, afirmou a vereadora Ely Melo (PT) após a sessão em que o requerimento foi apresentado com o aval de todos os parlamentares..
Com a solicitação, o TRE-PI poderá realizar uma auditoria no cadastro eleitoral de Brasileira, o que pode incluir convocação de eleitores para comprovação de domicílio, revisão de títulos e possíveis exclusões de registros irregulares.
A expectativa é de que a Corte Eleitoral analise o pedido assim que tomar ciência do pedido. Caso acatada, a revisão poderá impactar diretamente o cenário político local nas eleições municipais de 2026, caso o tempo seja hábil para a revisão de eleitores no município.