Sábado, 19 de Julho de 2025
20°C 38°C
Brasileira, PI
Publicidade

Governo brasileiro condena “com veemência” ataques dos EUA contra instalações nucleares do Irã

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, condenou “com veemência” os ataques dos Estados Unidos às instalações nucleares do Irã

Redação
Por: Redação
22/06/2025 às 17h42
Governo brasileiro condena “com veemência” ataques dos EUA contra instalações nucleares do Irã

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, condenou "com veemência" os ataques dos Estados Unidos às instalações nucleares do Irã. Em nota divulgada neste domingo (22), o Brasil classificou a ação como uma "flagrante violação da soberania iraniana e do direito internacional" e expressou "grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio".

"Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala", diz a nota.

+ Ataques dos EUA ao Irã: mundo reage a bombardeios americanos em instalações nucleares

O Itamaraty também reafirmou a posição histórica do Brasil em defesa do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos e rejeitou "com firmeza qualquer forma de proliferação nuclear", especialmente em regiões de forte instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio. O país também repudiou ataques recíprocos em áreas densamente povoadas e o impacto sobre civis e infraestruturas protegidas, como hospitais.

O governo brasileiro encerra a nota conclamando todas as partes envolvidas ao "exercício da máxima contenção" e reforça a necessidade urgente de uma "solução diplomática que interrompa o ciclo de violência". Para o Itamaraty, a continuidade da escalada militar "pode gerar danos irreversíveis para a paz regional e global" e comprometer os esforços internacionais de não proliferação e desarmamento nuclear.

+ O que aconteceu com o urânio do Irã após ataques americanos?

O bombardeio das forças armadas dos EUA ocorreu no sábado (21). O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou ter autorizado ataques a três instalações nucleares iranianas: Fordow, Isfahan e Natanz. Em pronunciamento oficial, Trump afirmou que os ataques tiveram como objetivo "destruir a capacidade nuclear iraniana" e classificou a operação como um "sucesso militar espetacular".

Essa foi a primeira ação direta dos Estados Unidos contra o programa nuclear iraniano desde a Revolução Islâmica de 1979, marcando um novo patamar na tensão entre os dois países. Em resposta, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, acusou Washington de ultrapassar "linhas vermelhas perigosas" e afirmou que "a diplomacia não é uma opção no momento".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias